<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/17410934?origin\x3dhttp://sofiamacedo.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>


Lilypie Baby Ticker

Tou dodói!

30 julho, 2006

Quero agradecer a todas(os) pela maravilhosa tarde (e noite) de Sexta-Feira que nos proporcionaram e pedir desculpa pela ausência. Mas esta mãe, (apesar das mamãs não terem direito a isso) está mesmo a ficar doente!

Prometo não "desaparecer" outra vez! :) Se estiver melhor logo, venho cá actualizar o blog. Para já, vou-me enrolar no sofá, (aproveitando a Sofia estar a dormir e o papá estar a arrumar) e preguiçar um bocadinho...

Jinhos,

Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (9)


Image Hosted by ImageShack.us

Outra Vez... A Papa

26 julho, 2006

"Ai, não gostas da papa de cereais? Ok. Vamos experimentar outra."

E lá foi a boa da mãe Natacha à farmácia pedir outra papa da Nutribén. A farmacêutica, que também se chama Sofia, disse para experimentar a de maçã. Óptimo, pensei eu, ela adora o puré de maçã, concerteza que vai gostar desta papa.

Nesse dia ao jantar, toca a dar a nova papa à Pirralhita que já protestava com fome. Provou uma colher e fez caretas. Nova colher e, desta feita, até comeu. Comeu a terceira colherada de papa e esta mãe já estava a rejubilar. À quarta colher, desata num berreiro, contorce-se, vira a cara e cospe a papa, conseguindo sujar-se, sujar-me e sujar o sofá!

Resultado: Bebeu o seu belo (e indispensável) biberão com 210 ml de leitinho e eu comi a papa, (que, apesar de ser um bocadinho desenchabida, até não é má de todo).

E é assim. "Papa?! Come-a tu, mãe!"

Beijinhos,

Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (12)


Image Hosted by ImageShack.us

Sopa vrs Papa

24 julho, 2006



Ui! E se eu pensava que a Pirralhita ia devorar a papa, enganei-me redondamente. A reacção não podia ter sido pior; fez caretas, cuspiu a papa, virou a cara para fugir da colher, jogou as mãos à boca, chorou, puxou a tosse e tirou-me a colher. (É verdade! Foi uma verdadeira luta de titãs pela posse da bendita colher de silicone).


Não era suposto ela ter adorado a papa?! Não era suposto ser mais fácil e agradável de comer que a sopa?!


Como ela ainda acordava a meio da noite para comer, (sempre entre as 3H00 e as 3H30. Certinha que nem um relógio, a minha Pirralha!) a Dra. disse-me para lhe dar papa ao jantar em dias intercalados. Ainda bem que não é todas as noites. E ainda bem que eu lhe dei a papa antes do banho...


...Posso confessar uma coisa? Quando hoje de manhã o David saiu de casa com a Sofia e eu fiquei, o meu coração pareceu encolher e não consegui evitar que as lágrimas me aflorassem aos olhos. Em chegando ao trabalho até que me distraí; mas enquanto estive em casa... Nunca a minha casa me pareceu tão grande e vazia! É assim que uma mãe se sente quando as "crias saem do ninho"? Então acho que vou pedir à Sofia para ser pequenina para sempre!

Mas a manhã passou a voar, (e a tarde ainda mais) e à hora do almoço estive com a Pirralhita que, - acreditem se quiserem - não me ligou nenhuma! Só tinha olhos para os avós. LOL (Parece que ela estava mais farta de estar comigo em casa que ao contrário).

Correu tudo tão bem e ela adaptou-se tão facilmente que eu vim para casa, (tinha aulas) e ela só veio 2 horas mais tarde! ;P

E pronto, amanhã há mais!

Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (5)


Image Hosted by ImageShack.us

Aos Cinco Meses

23 julho, 2006

Ai, como o tempo passa...!

Ao longo destes 5 meses tenho aprendido tanto sobre ti e contigo. Sinto que, juntamente contigo, também eu cresci; desabrochei como mãe...


Ao longo destes (Felizes) 5 meses, foste aprendendo coisas novas e experimentando novas sensações. E, por coincidência, foi no dia em que fizeste os cinco meses que dormiste a primeira noite no teu quarto. Custou muito mais à mãe que à filha! Aparte as "fitinhas" para dormir, portáste-te muito bem. Eu é que ainda sinto a tua falta durante a noite... Para compensar, hoje de manhã, depois do biberão das 7H00, foste dormir com os papás. Adorei ter a minha Pirralhita a jogar as mãos à minha cara e a empurrar-me a barriga com os pés e a, finalmente, adormecer com os meus beijinhos! ;)

E no início do teu 5º mês de vida, temos mais um desafio pela frente: a mamã vai recomeçar a trabalhar e tu vais adoçar os dias das vovós. E isso dá-me uma grande tranquilidade; saber-te bem e perto de mim. Sim, porque vou estar contigo à hora do almoço. E a tarde vai passar a voar. E depois estaremos novamente juntinhas na nossa casa.

Beijinhos e boa semana!

PS - E se só agora é que a Pirralhita dorme no quarto dela é porque só agora ele está (quase) pronto...


Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (8)


Image Hosted by ImageShack.us

A Sopa

19 julho, 2006

Uma semana depois da Pirralhita fazer os 4 meses, e uma vez que eu já estava a ficar sem leite, a médica resolveu introduzir a sopa e a fruta na sua alimentação. Ou seja, saltámos a papa.


Lá lhe fiz uma sopinha só com batata, cenoura e abóbora. Reagiu como era de se esperar; fez algumas caretas, tentou chuchar na colher e, (é gulosa!) preferiu a fruta à sopa. Mas, devo dizer orgulhosamente que, no final da refeição, (apesar de não ter comido muito) também não havia muitas provas no babete! :)
Apesar de ter comido pouco, ficou satisfeita. E também a Pediatra disse para não stressar. Dar-lhe a sopa nas calmas, sem forçar. À medida que o tempo passa, ela lá vai comendo mais. (Excepção feita para os dias de muuiiitooo calor...)

Bom, amanhã é dia de consulta e lá vai esta mãe de "primeira água" bombardear a médica de perguntas: "Que legumes e frutas é que já pode comer? E iogurtes? E arroz? E quando é que passa a duas refeições de sopa?"

Assim sendo, beijinhos e até amanhã!

PS - E agora temos fita à hora de dormir... :[


Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (3)


Image Hosted by ImageShack.us

18 julho, 2006


Dizem os entendidos, (e não fosse eu uma mãe de primeira viagem, que devora tudo o que é livro e artigo sobre puericultura) que, quando estamos a alimentar o bebé, - seja a mama, biberão ou colher - devemos ir-lhes falando. E eu, zelosa por cumprir o que os tais entendidos escrevem, desde que a Pirralhita da minha filha nasceu, lá lhe vou dizendo umas coisitas a meia-voz. (Escusado será dizer que, no início e com ela a mamar de hora a hora, a maior parte das vezes só me saíam incongruências, tal era a camada de sono).

E estaria tudo muito bem e de acordo com os ditos, se a Pirralhita ontem não tivesse embirrado com a mania da mãe de a desconcentrar. Sim, porque ontem, cada vez que eu tentava sussurrar um miminho e lhe lançava uma daquelas frases-parvas-à-mãe-babada, do estilo: "A bebé tá com muita fominha, não 'tá?" ou ainda: "A minha bebé bebe o leitinho todo, bebe pois!" a Sofia franzia o cenho, largava o biberão (ou ameaçava largá-lo) e preparava-se para me brindar com um dos seus gritinhos de protesto, tão maviosos e agradáveis a qualquer hora do dia e da noite.

Também, quem é que não enrugaria a testa a afirmações tão inteligentes como as que escrevi?! Mãe que é mãe, diz patetices ao seu rebento ou não? Só não percebo porque é que agora ela reclama... :P

E por falar nela..., vou dar-lhe a sopinha que já está na hora, (e ela não perdoa!) Essa é uma outra história que tenho que registar: A Sopa!

Beijinhos,

Escrito pela Mãe - Já tenho miminhos... (3)


Image Hosted by ImageShack.us

Em Dia

17 julho, 2006

Vamos lá colocá-los em dia:

No dia 21 de Junho, (dia em que a Pirralhita fez 4 meses) tive que me render às evidências, (já mais que visíveis) e dar-lhe suplemento depois da mamada. Enfim, à pelo menos duas semanas que notava que a Sofia não tinha o mesmo comportamento a mamar; chorava para pegar na mama e ao fim de apenas alguns segundos largava a mama e desatava num berreiro de fazer dó. Claro que eu insistia e lá a convencia a mamar mais um bocado. E o ciclo repetia-se quando a mudava para a outra mama.

No início era só isso, mas depois fui notando outras alterações. Andava mais resingona, não fazia cocó e não tinha prisão de ventre nem cólicas. A prova final, se é que eu necessitava de alguma, foi o facto de, duas noites antes do dia 21, ela acordar de hora em hora, tal como quando era recém-nascida. Como é óbvio, aí não insisti mais, (que raio de mãe seria?!) e passei-lhe a dar mama de manhã e a meio da noite, sendo o resto do tempo alimentada a biberões.

Sempre ouvi dizer que o leite não desaparece assim, do dia para a noite, mas comigo quase. No espaço de duas semanas, nada, niente, puff... O que vale é que a Pirralhita não estranhou; passava da mama para o biberão e vice-versa, como se não houvesse diferença. (E se já estava no percentil 75 só com a mama da mamã, imaginem agora...)

Beijinhos gordos, repenicados e babados ;D da Sofia!

Escrito pela Mãe - Ena, tantos miminhos! (2)


Image Hosted by ImageShack.us

Já Viram?

16 julho, 2006

"Já viram como eu cresci?!"

Em meu nome, e em nome da Sofia, peço mil perdões pela falta de notícias, (e de visitas)! Estamos todos bem e, como podem ver, a Pirralhita está enorme e gordinha. (Só teima em não ter cabelo...)

Com a história da mudança de casa e com a "confusão" que a bricolagem do D. originou, não havia PC, quanto mais acesso à internet! Depois, lá arranjou um cantinho com o PC dele, mas como ainda não estava nada no lugar, (e como eu detesto desorganizações) só me atrevia a entrar no futuro escritório para fazer limpezas, (ou melhor dizendo, tentativas de limpeza). A sério, até meio da semana passada, isto mais parecia o cenário de um campo de batalha. Mas daqueles bem feios, com direito a minas anti-pessoais e tudo!

Agora o escritório já está de cara lavada, (que é como quem diz, de paredes pintadas e estantes e secretárias feitas à mão pelo D.) E para que saibam, apesar de ele ir fazendo as coisas com muito vagar e parecer que nunca mais vai terminar, eu estou muito orgulhosa do seu trabalho no nosso "espaço-virtual"!
Bom, e é isso; agora que tenho o meu cantinho, já não tenho desculpa nenhuma para não vos dar notícias sobre a Sofia, (razão de ser deste blog).

Beijinhos e... DESCULPEM!

Escrito pela Mãe - Ena, tantos miminhos! (2)


Image Hosted by ImageShack.us