Medos!
A gravidez é sempre uma situação nova. No decorrer deste período, as mulheres (mesmo as mais fortes) têm tendência a ver as coisas de forma mais emocional e agitada, com ansiedades e preocupações que aos outros podem parecer um pouco exageradas.


- Não te sintas envergonhada ou culpada, porque isto sucede a todas as mulheres. Os medos fazem parte das perturbações da gravidez, tal como as náuseas e os «desejos»;
- Não te feches em ti mesma: fala com alguém, explica os teus receios, é a melhor maneira de os enfrentar ou pelo menos de evitar que se avolumem. Se fores capaz de falar deles abertamente, verás que acabarão por fazer-te sorrir;
- Quanto aos medos directamente relacionados com a gravidez (receio da dor do parto, de ter um filho deformado, etc) fala com o teu obstetra. Ele será o primeiro a compreender (até porque conhece bem as causas) e dar-te-á toda a informação necessária para te tranquilizar. Lembra-te que o desconhecido é muito mais assustador do que o conhecido.
Vêem, mamãs, ter medo é normal e até é saudável. Mostra que vocês se preocupam e que só querem ser as Melhores Mamãs do Mundo!
Jokinhas,
Sofia